domingo, junho 04, 2006

Uma Desastrosa Partida

Pela fotografia acima é permitido observar, de um bom ângulo, o quão próximos estiveram os cascos do Titanic e do New York. Sem a intervenção do capitão do pequeno rebocador Vulcan, que lançou um cabo para frear o deslocamento do New York, é provável que a história do Titanic tivesse sido diferente. Os dois barcos deslizaram perigosamente um em direção ao outro, sem se tocarem.

Os esquemas acima reproduzidos reconstroem as fases mais marcantes do incidente, segundo as explicações de testemunhas presentes. O Titanic avança junto ao cais. Observe a posição dos barcos protagonistas e a estreiteza do canal. A passagem do grande transatlântico pelo apertado canal faz com que o New York se solte das amarras e comece a aproximar-se do Titanic. A providencial intervenção do Vulcan impede que o New York se choque com o Titanic. Dando marcha-ré, o Titanic abre espaço para que o New York realize a virada, evitando assim a colisão. Uma vez que os rebocadores tenham arrastado o New York para uma nova amarra, o Titanic pode partir.

Imagem atual do porto de Southampton. Certamente, as grandes gruas ainda não dominavam a paisagem na época em que o Titanic se lançou ao mar.


1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom esse post de hoje em, eu acabei de ver um documentario que fala sobre esse acontecido,não só o Titanic como o Olympic e o Britannic causaram a sucção de outros navios com suas poderosas Helices

dom. jun. 04, 02:16:00 AM 2006  

Postar um comentário

<< Home